Feira gastronômica do Itaú Cultural traz pratos preparados por imigrantes e refugiados, além de artesanato e roda de conversa sobre memória e resistência
Publicado em 26/09/2025
Atualizado às 14:52 de 26/09/2025
O Itaú Cultural (IC) realiza, no dia 5 de outubro, mais uma edição do Menu Cultural, feira gastronômica que transforma o Bulevar do Rádio, espaço localizado entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, em um ponto de encontro entre sabores, memórias e culturas. A edição deste mês reúne seis barracas gastronômicas e três de artesanato, com o tema “Comida de imigrantes e pessoas em situação de refúgio”.
A programação inclui ainda uma roda de conversa às 14h, no 9º andar do Itaú Cultural, com a pesquisadora de culturas alimentares Patty Durães e o jornalista e ativista Anas Obaid, fundador do coletivo Ponto Zero do Refúgio. No encontro, Obaid compartilha suas experiências e fala sobre como a cozinha pode ser espaço de acolhimento, memória, resistência e ponte entre diferentes culturas.
O cardápio desta edição reúne uma variedade de sabores oferecidos por parceiros, como Chifa de Rua, Chez Kenks, JR Ventura, Samadi Restaurante, Saruja Delícias Árabes e Majâz. Já as barracas de artesanato contam com a presença de Jasmin Damascos, Mama Nossa Cultura e Nil Arts.
Aprenda a preparar uma das receitas do Menu Cultural
Para quem quiser levar um pouco dessa experiência para casa, o Itaú Cultural compartilha nas redes sociais o vídeo do preparo de um dos pratos do evento: o tradicional Ndolé, receita feita pela chef Constance, do Chez Kenks. Um dos pratos mais famosos de Camarões combina sabores intensos, é aromático e tem creme de amendoim como base.
A seguir, confira a versão completa da receita:
Ingredientes:
● Sal (a gosto)
Preparos iniciais:
Carne
● Cozinhe o rabo de boi em água com sal na panela de pressão por 30 minutos. Reserve.
Refogado de temperos
Entrada Gratuita